sábado, 9 de julho de 2011

Cuca tipo Pão Doce




Há dias a Tia Léo, minha funcionária, me diz que é "cria do pão", e por isso, tem dificuldades pra seguir qualquer regime à risca e dar uma secada no visual.
Esta semana me pediu pra comprar ingredientes que queria fazer pra gente uma Cuca tipo pão doce, herança de uma patroa que teve quando trabalhou na fazenda. Quem sou eu pra discutir??? Comprei o q ela me pediu e hoje cedo fizemos juntas, ela explicando tintim por tintim, cada passo.
Mas olhe, não tem segredo NENHUM! Fiquei passadaaaaaa com o resultado! E a próxima quero fazer de frutas cristalizadas, que sobraram bastante do final do ano. Mas acho que a de goiabada... hum... deve ficar uó! Rsrsrs... vamos lá???

Cuca tipo pão doce

Massa:
1kg de farinha de trigo
1 e meia colher de sopa de fermento para pão
8 colheres de sopa de açúca
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de óleo
2 ovos
1 colher de sopa de adoçante (sim, adoçante normal, aquele do cafézinho)
1 copo grande de água morna
canela, noz moscada e erva doce à gosto.

Faça uma massa mole com metade do trigo, o fermento e a água morna. Deixe crescer coberto com um pano até dobrar de tamanho, mais ou menos meia hora.
Coloque o restante dos ingredientes, vá colocando a farinha aos poucos até desgrudar da vasilha e das mãos, e amasse, amasse bem! Ela colocou a massa na bancada e sovou com carinho, não com força!
Abra a massa (essa rende 4 cucas) com um rolo, recheie à gosto e enrole feito rocambole. Deixe crescer novamente, por mais ou menos 1h.
Unte a assadeira com óleo, coloque as cucas, passe um ovo batido e coloque a farofa à gosto.
Coloque as cucas no forno e só então ligue o mesmo, a 200graus, por mais ou menos 45 minutos ou até dourar bem!

Recheio que usamos: passamos uma camada de margarina na massa, por cima colocamos uma camada de nescau, e por cima coco ralado. Fica sutil e delicioso!)

Farofa: 1 medida de farinha de trigo, 1 medida e meia de açúcar e margarina até dar ponto de farofa.

MARAVILHOSA! Duvido que alguém resista....

Nenhum comentário:

Postar um comentário